quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Host Family: A Arte do Encontro (Parte II)

... aspecto importante para a escolha de uma Host Family é maturidade. Devemos ter em mente que nenhuma família será perfeita, e que nenhum dos privilégios serão completos, mas podemos manter firme a ideia de que a Host Family ideal é a que melhor aparente condições de te acolher. Uma família desequilibrada, pode ser indicação de um ano desequilibrado. E acredito que ninguém deseja isso pra si. Remar pela primeira vez num lago é um desafio; enfrentar um oceano logo de primeira é outra história. (Gabriella, em Host Family: A Arte do Encontro)
Eu estava relendo posts anteriores para meio que me situar sobre o que poderia escrever, afinal passei mais da metade do ano sem escrever e sem contar as coisas loucas, maravilhosas e inusitadas que me aconteceram ao longo desse ano. Ano? ainda não. O contador está marcando 61 dias.


Quando falei do meu match em setembro do ano passado, falei que encontrar uma host family que te agrade é uma arte de encontro, de se encontrar e de encontrar o outro. Nessa arte do encontro passei por duas host families e posso dizer que ambas são importantes para que, agora, escreva este texto com uma clareza em relação a essa citação ai em cima que, quando escrevi, não pensei que faria tanto sentido como agora. Vamos explicar?

Maturidade: não é um conceito de idade, é conceito de atitude (novidade, Gabi!). A cada dia cuidando de crianças e vendo e vivendo uma outra vida, uma outra realidade, estando só, buscando se compreender, buscando compreender o outro, a gente adquire um novo conceito de realidade. Aceitar essa realidade ou não, "maturar" (amadurecer) conceitos, é como conquistamos maturidade. E isso é conquistado a cada dia.

Família perfeita: Uff. Como falar de família perfeita quando nós mesmos viemos de famílias imperfeitas? Imperfeitas no sentido de que, na busca por um equilíbrio há, a todo instante, o desequilíbrio, afinal precedente à ordem existe o caos. Em nossa família nos fazemos parte da corda bamba que media desequilíbrio X equilíbrio. Em uma host family, nós estamos, pela primeira vez, apenas observando como o outro se destorce buscando encontrar seu eixo. É estranho se ver no escanteio, né?

Privilégios: ...ter um carro? morar num basement? ter um um iPhone6? morar em NYC? o que é ser privilegiada nessa vida de Au Pair? Vejo, hoje, que ter privacidade, a família respeitar minha hora de silêncio, ser escutada são meus novos conceitos para privilégio. Ser vista como apenas humana, que tenho meus tempos de braveza e solidão, mas que também vivo em alegria. Privilégio é ser vista, ser incluída, ser posta como parte do todo - não necessariamente "parte da família" -, ser considerada.

Lago X Oceano: Desculpa, mas não há garantia do que iremos encontrar aqui. O Destino é um mago habilidoso e Deus, seu comandante, é um deus de sapiência. Eles sabem o que devemos encarar, e eles nos conduzem e nos protegem. Eles sabem como aprendemos, sabem de nossas necessidades, de nossas ânsias. Tudo nos será dado na medida - para quem é descrente ou crente em Deus. Nada melhor como o tempo para provar que aprendemos na medida que erramos, porém erramos por um único e mágico motivo: nos demos a oportunidade de ver o novo.

#SucessoPraNós

2 comentários:

  1. Eu juro que voce devia ser escritora. Seus textos sao sempre demais Gabi!!
    Sucesso pra ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha!
      Grata, Fernanda!
      Um dia, quem sabe(?), sai um livro!
      Um abraço!
      #Sucesso!

      Excluir

Comentários? Be my guest!