- Escola de Treinamento

Agencia: Cultural Care Au Pair
Estação do Ano: Inverno (Janeiro)
---

Como atrativo para que você escolha a Cultural Care, eles divulgam que a semana de treinamento será numa faculdade local e você poderá "viver o dia a dia numa faculdade norte-americana". A verdade é a seguinte: A St. John's University, como muitas faculdades em Long Island, era originalmente a propriedade leia-se puta mansão de uma família rica da região e hoje funciona como faculdade.

A St. John's University, como a maioria das faculdades/universidades nos EUA dispõe de dormitórios, auditórios, cafeteria/lanchonete e, claro, salas de aula. E são esses os espaços que a CC utiliza durante os 4 dias de cada grupo de novas Au Pairs que chega aos EUA.

A Escola de Treianemnto da CC é muito bonita! Comentei no post de fevereiro no Blog das 30 Au Pairs exatamente a primeira impressão que tive: é razoavelmente confortável e extremamente prática.

Na semana do seu embarque (ou antes) você receberá em seu e-mail uma linda tabela com a programação de suas aulas. Minha DICA: não imprima! A equipe da CC orienta que façamos uma mala menor para a semana na Escola. Faça! Você não quer carregar uma mala de 32kg pra cima a pra baixo, quer? Ah! sobre sua mala maior: Na Escola, o primeiro lugar que você conhece é o storage room. É uma big sala onde todas as malas maiores de todas as meninas irão ficar. DICA: leve um cadeado de senha e não de chave. Ah!!! E não se preocupe tanto, você não está mais no Brasil.

Você perguntou e a Gabi responde:
- Teremos acesso às nossas malas? 
-- Sim! O storage room fica aberto 24h e não é preciso autorização para entrar lá.

Sobre artigos de Cama, Mesa e Banho: não leve N-A-D-A. Nestes mesmos primeiros 15-20 minutos, você receberá o seguinte kit leia-se trouxa: Programação + Mapa; lençóis de cama, fronhas, cobertor, duas toalhas de banho (ambas de tamanho correspondente a 1/2 toalha de banho convencional); chave do quarto (cada uma tem a sua).

Os dormitórios são bem diferentes uns dos outros. Em primeiro lugar são dois prédios distintos. Em segundo, um é mais moderno que o outro. Nos quartos ficam acomodadas um mínimo de duas meninas (uma das meninas do meu grupo dividiu apenas com mais uma e no quarto tinha closet e banheiro) e um máximo de 6 (eu acho). Dividi com mais 4 meninas e o que tenho a dizer sobre minha experiência é: foi BÁR-BA-RO!

A maioria do meu grupo de 22 brazucas você não leu errado. vinte e duas meninas, ficou no prédio mais antigo. Vantagem: é perto da cafeteria e do auditório. Caso suas aulas sejam no auditório você não perderá tempo. Desvantagem: banheiros (tenho um monte de coisa mais a frente sobre isso). No prédio mais novo é exatamente o contrário, vantagem: banheiros; desvantagem: distâncias.

Banheiros (pausa dramática). Gente! Não lembro se li alguma publicação que falasse de maneira crítica e detalhada sobre eles. O grande lance é que no prédio antigo (St. Joseph Hall) são três andares e "basement". O basement te dá acesso rápido a escadaria que fica no centro do prédio. No primeiro andar estão as salas de aula (onde que você poderá ter aulas ou não) e o Office do staff da CC. Neste andar os banheiros são normais. Nos segundo e terceiro andares está concentrada a maioria esmagadora de dormitórios. O que você precisa saber: em cada um dos dois andares você irá encontrar um cômodo só de pias, ou pias + dryers, um outro só de latrinas com uma anti-sala com pias e um outro só de chuveiros com ralo, muitas  vezes, único você não leu errado. Sabe vestiário de filme americano? Cada um em seu box de cortininha, mas não necessariamente todo box tem ralo. E ainda: as vezes o bendito fica no meio de todos os boxes. Ou seja, você não leu errado, todos os boxes escoam para um só lugarzinho.

Você perguntou e a Gabi responde:
- O box é de cortininha nos 4 lados?
-- Não. É uma fileira de boxes com cortinas ao invés das tradicionais portas de vidro que estamos acostumadas.

DICAS:
  1. Primeiro item de sua mala para a Escola de Treinamento: um par de Havaianas não-brancas. Não interessa se você seu embarque será no verão, primavera, outono ou inverno! Você irá precisar.
  2. Leve uma nécessaire plástica na qual caibam todos os seus potinhos para higiene pessoal + a sua troca de roupa leia-se pijama. Uma sacola de plástico um pouco mais grosso dá conta do serviço. A toalha/troca de roupa tem gancho para pendurar, e a nécessaire/sacola você pode, se tiver sorte, colocar em cima de um banquinho. Ou seja: leve algo que possa molhar!
  3. Traga sabonete líquido. Acredito que depois de saber o que eu te contei (sobre o ralo), você não vai querer que seu sabonete caia no chão acidentalmente, certo?
  4. Se tiver naqueles dias… vá tomar seu banho, sem vergonha, sabendo que você é mulher e que quem tá ao seu redor também é, e que isso acontece todo mês com cada uma de nós. Depois, porém tenha a fineza de "clarear" o chão o máximo possível. Ocorre com todo mundo, mas ninguém tem a obrigação de limpar o que não lhe pertence (nesse caso!! Sustentabilidade/Conscientização e Proteção Ambiental é outra papo, ok?).
  5. Se for lavar os longos/cheios/curtos/encaracolados… tenha a mesma fineza de clean up after yourself. Com uma sacolinha/papel toalha, tire os cabelos do ralo. Do contrário o banheiro se transformará em um piscina e, amiga, cê vai ter que entrar lá amanhã, né? ;)
  6. Seja sem vergonha! Finja que está sozinha e seja feliz! Não encane, vá por mim.
As refeições são americanizadamente americanas. Não pense que você está num hotel! O café da manhã para nós, meras brasileiras, é estranho, mas aceitável. Almoço e janta são estranhos e, as vezes, comestíveis. (sem mais)

As aulas são longas, cansativas, algumas são inúteis e outras importantes. São TODAS baseadas em um módulo/livreto/caderno de aula. AVISO: você o lerá quase todo. A emoção da semana de treinamento, sem dúvida, é a aula sobre Segurança. Muito esperada e descontraída. Importante porque dá dicas sobre tudo: Segurança Pessoal, Leis Estadunidenses, Leis de Trânsitoetc. Sobre as demais aulas, minha DICA é: assista-as como se fossem de extrema importância. Você assinou um contrato no qual elas estavam expostas e estar presente em casa uma delas, segundo a CC, faz parte da admissão do seu visto.

A parte mais "difícil" das aulas é que há grandes chances de você sofrer um pouco/ou muito com o jet lag. Para quem ainda não sabe está é fase de acomodação/ajustamento do seu corpo a um novo fuso-horário e, para agravar sua situação, durante as aulas são apresentados alguns vídeos. Se você não for forte o suficiente, você, sem dúvida, se deixará ser dominada pela força inexplicável e potente do jet lag. (rs!)

Minhas últimas e mais importantes DICAS são:

  1. Encare a semana de treinamento como algo que faz parte do seu trabalho. Pense como se fosse um treinamento para um cargo, ou algo assim.
  2. Faça contatos! (o máximo que conseguir)
  3. Seja amiga e amigável com suas colegas de quarto.
  4. Seja pontual: tudo começa exatamente na hora planejada.
  5. Viva intensa e graciosamente cada novo horizonte que você descobrir em seus primeiros 4 dias na terra do Tio Sam.
  6. Seja sempre respeitosa e tolerante: novas culturas, novos significados!
Sucesso!

4 comentários:

  1. Gostei de ver, dando todas as dicas as meninas que tem o mesmo sonho que o teu! Já disse que gosto de ler os textos que vc escreve irbã, principalmente aquelas que riscadas (e chamam atenção para aquele velho FALA SÉRIO..srsrsr) bjus fica bem

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Aqui a minha parte favorita são as partes "fala sério".

      Irbão, te amo! :D

      Excluir
  2. adorei a forma como vc descreveu tudo ! com certeza esse link vai para os meus favoritos e não vou esquecer das suas dicas preciosas, inclusive sobre banheiro (fala sério hein) ! rs
    Vc e a Duda arrassam nos detalhes !
    #pormaispostagensassim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata!
      Aquela velha história: agente não conta como a gente conta :D

      Excluir

Comentários? Be my guest!