sábado, 18 de outubro de 2014

Cuidando de adolescentes.

Antes eu reclamava que cuidar de criança muito nova é um saco! hahaha mal sabia eu que "cuidar" de adolescentes não é tão simples quanto parecia.

Minha nova família é bem simples te entender: pai viúvo, um casal de gêmeos, não falta dinheiro em casa e!! (mais conflitante) as "kids" têm 17 anos. "Mas como assim, 17 anos?" 

Eles podem dirigir, ir pra escola sem mim, fazer a própria janta, fazer compras de mercado etc, etc. Isso é o que deveRIA ser, mas não é bem assim que a banda toca.

O pai precisa de alguém pra colocar o moleque no trilho quando ele não está por perto, mas o moleque não quer saber de andar no trilho, ele quer saber de fazer o que ele quer fazer. A guria é muito tranquila. Na maioria dos dias. hahah Eu sou a maneira que o pai encontrou de privar o moleque do ele sempre teve: tudo. haha

Disse no post de hoje do Blog das 30 Au Pairs que o lance de cuidar de adolescentes é meio como andar na faixa de gaza: a qualquer momento pode estourar uma bomba e, mesmo que não tenha sido você a pisar nela, ela vai te atingir.

Respeito é um conceito que poucos adolescentes conhecem. E o conceito que menos tem e, sem dúvida, que mais me irrita. Claro que isso é uma questão de criação e a melhor parte é que se não se aprende dentro de casa, se aprende fora dela e com um "soco na cara" que vai render um olho roxo com cicatriz pro resto de sua vida. Rezo todos dos dias pro daqui levar esse soco o quanto antes, ao mesmo tempo que peço pra mim mesma uma dose um pouco maior de paciência.

O mais engraçado dessa história de cuidar dessas criaturas é que me identifico muito com os conflitos que eles estão encarando e, pior, quando passei pela mesma pressão (entrar na faculdade) reagi da mesma maneira. Hoje acho graça dessa coisa toda, digo, de como eu reagi, mas pensava que poderia auxiliar alguém na mesma condição. Pura ilusão. Não se pode auxiliar quem não quer ser auxiliado.

Sem dúvida que cuidar de crianças é bem mais recompensador, mais o labor também é muito maior. Ensinar coisas primárias é bem difícil, mas, ao mesmo tempo, simples no sentido que são funções orgânicas, ou seja, não precisam ser ensinadas, precisam ser controladas: usar o lápis, reconhecer quando se tem sede/fome, usar o banheiro, caminhar, correr, se proteger do frio e da chuva... mas ensinar conceitos de vida (paciência, obediência, respeito...) só se pode fazer quando se é exemplo.

Nós, Au Pairs, não somos o exemplo maior, não seremos a voz ouvida, não seremos quem dará o "soco", mas podemos ser o amparo, a voz amiga, o olhar da compreensão. As vezes pode parecer complicado, mas é um questão de ajuste de funções e o tempo é o melhor aliado.

tempo / És um dos deuses mais lindos / Tempo (Caetano Veloso)
#SucessoPraNós

4 comentários:

  1. Sempre achei muito dificil cuidar de adolescentes! Nunca pegaria essa idade, mas rematch eh complicado ne?
    Voce vai estender ou vai embora em Janeiro? Eu ja estou contando os dias para partir hahaha
    Um beijo e boa sorte, muita paciencia!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda.
      Esta família eu escolhi a dedo, graças a Deus não foi por falta de opção. Neguei duas familias antes dessa. E, apesar dos pesares, estou satisfeita com a Escolha.

      Extensão está sim nos meus planos, mas ainda há alguma pontos para serem dados. :D

      Grata pela vista!
      #SucessoPraNós

      Excluir
  2. Ta aí uma experiencia que seria muito interessante!
    Apesar de que eu cobraria muito do pai(acho que ensinaria mais ele do que os filhos), eu acho que vc ta certa em pensar no companheirismo. Ganhar a confiança e literalmente assumir o papel de irmão(ã) mais velho(a)...
    Do mais, boa sorte! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vitor.

      Assim como cuidar de crianças, cuidar de adolescentes é um desafio e aprendizados diários. Sou Bela. em Psicologia e apaixonada por Desenvolvimento Humano, especialmente adolescentes e o abençoado momento da Escolha Profissional, apenas nunca imaginei que teria um estudo de caso tão de perto. hahaha!

      Estou me esforçando, afinal sou a caçula em minha família. Mas me divirto com as atrapalhações que não me vejo mais cometendo. :D

      #SucessoPraNós.

      Excluir

Comentários? Be my guest!