sábado, 18 de abril de 2015

Au Pair em: Planejamento Financeiro

Este post faz referencia a: Au Pair em: Pré-Planejamento Financeiro, publicado em O Blog das 30 Au Pairs, em 18 de Maio de 2015.
---
Como é difícil essa vida de "ou isso ou aquilo" que a gente leva, né? Vamos combinar que, como brasileiras que somos, já estamos até um pouco acostumadas, mas no nível que vivemos aqui, duvido que nem 50% da gente esteja. O bom disso? Nem tudo está perdido, irmã!

Depois de 7 meses quebrando a cara e não tendo nem 0,25U$ pr'um picolé, decidi que, querendo ou não, sofrendo ou não, chorando ou não, teria que economizar uma grana saída desse ganha-pão de montanha russa que a gente tem - por tempo determinado - aqui nos EUA. Como eu faço para conseguir ter grana no final do mês? Estabeleci um plano financeiro que me permite curtir no final de semana, ter grana pros meus eletrônicos e viajar "every now and then", e chamei de Semana Zero.

O Semana Zero é inteiramente baseado na realidade de um salário semanal e é um plano que pode ser começado, interrompido e recomeçado a qualquer momento, depende de você e quais seus objetivos. É chamado de Semana Zero, pois o ano tem 52 semanas e a semana que você decidir começar a economizar ainda não é sua semana de economia, mas sua semana de decisão de economizar.

Vou compartilhar com vocês este planejamento em duas partes, porque assim não falo demais e não fica complicado pra entender, ok? Começa assim:

Estabeleça objetivos:
- Economizar para emergências (reserva intocável de 1500U$)
- Poupar 2000U$ para meu 13ro mes
- Comprar um Laptop Apple (em media 1500U$)
- Comprar uma câmera digital semi-profissional (em media 500U$)
--- Total: 5500U$

Dá pra fazer tudo isso? Bem, como dito, um ano tem 52 semanas, independente de quando comece seu programa, o que implica em (vamos multiplicar? 195,75 x 52) um total de 10,179U$ no final do seu contrato. Se você estabelecer esses objetivos acima, você ainda tem, durante seu ano, 4,679U$ pra investir e fazer o que quiser.

A próximo etapa é estabelecer prioridades e metas. Vamos priorizar a reserva de emergência? Esta grana pode ser para sua passagem de passeio no Brasil, ou pra algum problema de saúde que você venha ter, acidente de carro que venha a ocorrer, ou qualquer outra situação que você liste como emergência. Gosto de dizer que essa é uma reserva intocável, porque não poderá ser usada, em nenhum momento, como parte de uma compra de eletrônicos ou roupas, por exemplo. Emergência de roupa é apenas uma: quando chega o inverno, comprar os itens básicos de "sobrevivência" (um casaco, roupa térmica, meia térmica, luvas etc).

Depois da Reserva de Emergência, vamos colocar o objetivo de longo prazo que (óbvio) é o sua reserva de grana para o 13ro mes. O exemplo tá como 2000U$, e não estou dizendo que é o suficiente. Como saber quanto será suficiente? Pesquise preços de passagens e hotéis/hostels para e das cidades que deseja visitar. Lembre-se de incluir comida e (claro!) souveniers.

Compra de eletrônicos precisara de um prazo especifico para ocorrer. Digamos que em 4 meses (mais menos 16 semanas) você pretende comprar seu Mac e em mais 1 mês (4 semanas) você irá comprar sua câmera. okay?

Estabelecida prioridades e metas, entra em campo o Plano Semana Zero, sobre o qual darei um exemplo amplo num próximo post.

Exercício de casa (hahaha):
- Quais seus objetivos?
- Quais suas prioridades?


#AuPairEm: Planejamento Financeiro

4 comentários:

  1. Ameei o post! Vai me servir no futuro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata, Nuara!
      A segunda parte tá bem atrasada, mas depois volta pra conferir!
      Abs.

      Excluir
  2. Amei o blog e post! Você escreve maravoilhosamente bem!

    ResponderExcluir
  3. Amei o post! Você já postou a segunda parte?

    ResponderExcluir

Comentários? Be my guest!