segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Sobre Pesquisas Paralelas.

"DESISTIR?

Eu já pensei seriamente nisso, mas nunca me levei realmente a sério.
É que tem mais chão nos meus olhos do que cansaço nas minhas pernas,
mais esperança nos meus passos do que tristeza nos meus ombros,
mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça."
[Cora Coralina]



---

Então, durante esse muito tempo que tive pra pensar e repensar sobre o programa, ida, vinda, possibilidades de outros programas, etc., descobri que há maneiras também fáceis de se aventurar em programas do tipo intercâmbio+trabalho: CRUZEIROS!

Sim, cruzeiros. E por quê não? Assim como há diversas vantagens há outras tantas desvantagens que muitas vezes te levam a desistir. O trabalho não é fácil, pois se trabalha em torno de 12-14 horas por dias, sendo que você não possui dia de folga, o que você tem são horas de folga. E ainda tem daqueles dias que você terá que estar na seu posto durante 24 horas. Você, como qualquer outra pessoa, está subordinado à pessoas que, comumente, farão um trabalho bem similar ao seu, só que é mais instruído ou tem mais tempo e mais experiência à bordo do que você e, claro, te supervisionará durante suas horas de trabalho. São, no mínimo,  de 6 a 9 meses em mar, sendo que em alguns dias você poderá passar seu "time off" em terra firme e só voltará ao navio na final deste, a tempo de pôr o uniforme novamente e... trabalhar. Sua cabine é bem apertada, e você não sabe muito bem com quem vai compartilhá-la. Tem-se uniformes para tudo, inclusive quando você vai em terra firme acompanhando os passageiros.

Mas vamos falar da parte boa da coisa toda: as agências recrutam pessoas de todo o mundo para trabalhar nesses cruzeiros que ocorrem durante todo o ano, então você terá a oportunidade de entrar em contato com o mais diverso tipo de gente durante sua estadia "on board". Você pode ficar fluente em várias línguas, ou pelo menos vai começar a compreender mais de uma língua porque será, praticamente, forçado a isso. O salário - para alguns cargos - é recompensador, sendo que você terá acomodação, alimentação, internet, academia, área de lazer, etc. a sua disposição. Você vai passar, sem dúvida, por diversos tipos de experiência que farão com que você evolua como ser humano e dê muito mais valor ao trabalho manual/braçal dessas peças fundamentais para o nosso conforto em qualquer hotelzinho barato que venhamos a conhecer, e também aquele "15" estrelas que viremos a passar nossas férias (\o/).

Aqui ao lado tem o blog do Raphael. Ele fez vídeos muito interessantes durante a estadia dele em um desses cruzeiros. Os vídeos são legais porque ele mostrou cenas cotidianas de trabalho e de festejos, de lugares que ele pôde conhecer, etc. Quem quiser navegar por outros mares, é um excelente caminho.

Um ótimo término de dia a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários? Be my guest!